2 de junho de 2015

Tristeza

Tristeza Psicólogo Flávio de MeloA tristeza é uma emoção, uma das maneiras de a pessoa se relacionar com o mundo. Quando a vida não se apresenta da forma como queremos ou não sabemos atuar para enfrentar um obstáculo ou representar algo muito bom que nos aconteceu nos relacionamos através da emoção. Como não podemos mudar o mundo a nosso bel prazer, nos alteramos para modificar nossa relação com o mundo. Na emoção há uma modificação na estrutura corpo/consciência. Não há emoção sem uma modificação no nosso corpo, vivemos integralmente e mudamos a forma como nos relacionamos com os outros, com as coisas, com o mundo em geral. Existe diversos tipos de tristeza e graus de como ela é vivida.

Na depressão, a visão do mundo é através da tristeza (Veja o texto Sintomas da depressão). Além de a pessoa não ver sentido em sua vida por não mais constituir um futuro que lhe tenha sentido, vive tristemente a relação com o mundo cotidiano. Os ambientes lhe parecem sombrios, lentos e frios. Mas não são os ambientes que se tornaram assim. O mundo continua colorido, movimentado e com temperaturas variadas. É a pessoa que altera seu corpo, diminui seu metabolismo e consequentemente sente menos disposição e mais frio. Nessas situações, a pessoa precisa fazer uma “faxina” no seu passado para mudar sua relação com seu futuro. É necessário identificar seu projeto de ser determinada pessoa e fazer uma crítica de como está levando sua vida. Identificar suas responsabilidades e mudar suas ações para poder buscar novos resultados. Enquanto ela não produzir resultados que lhe realizam, não verá sentido em sua vida.

No estado depressivo, fazer isso sozinho é difícil. Procure ajuda de um profissional.



Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.

Contato.
Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Twitter: @flaviopsic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...