4 de setembro de 2015

Desenvolvimento do Namoro com Ajuda Digital


Desenvolvimento do Namoro com Ajuda Digital Psicólogo Flávio de MeloApós a fase preliminar de se conhecer por meio das Redes Sociais, como publicado na última semana (Início de Relacionamento na Era das Redes Sociais), inicia-se a fase do namoro propriamente dito, e as comunicações digitais ajudam - e muito. A era digital facilitou a comunicação entre os namorados e disponibilizou uma gama de figuras, frases, símbolos, signos, etc., substituindo em muitos aspectos a comunicação oral e escrita. O tímido se expôs muito mais, enquanto o extrovertido pôde exercer a criatividade e se divertir. Tudo isso facilita o desenvolvimento do namoro. Os namoros se iniciam pelas afinidades, pela atração, ou mesmo por uma paixão. Mas, para que possa se fortalecer e criar o desejo de continuarem a se ver, criando uma atração mútua, precisa ser cultivado.

A comunicação digital possibilita apimentar a relação com fotos insinuantes, frases e figuras para criar um clima mais erótico. Quase todos os climas amorosos, fogosos ou românticos que se queira montar são possíveis, tendo um pouco de tempo e criatividade. Por que isso é importante? Porque o ser humano vive a maior parte do tempo no “futuro”, vive de expectativas, tanto positivas quanto negativas. Criar um mistério, gerando uma expectativa positiva na imaginação o outro, é desenvolver um ímã. É possibilitar o desejo de querer se encontrar novamente. Diferente da rotina, que pode afastar por não possibilitar nenhuma expectativa que “apimente” a relação. A intimidade desenvolvida com o tempo possibilita conhecer melhor o outro e, consequentemente, acertar na dose para agradar, conquistar e fazer o outro feliz. Mas precisa-se tomar cuidado para não cair nas rotinas do dia-a-dia (Veja também os outros textos da série de Relacionamento Amoroso nas Redes Sociais).

Porém, nem tudo são flores. Ainda existem os inescrupulosos, que desejam conquistar alguém já comprometido. E o mundo digital ajudou-os a investirem sem cerimônia, escondendo-os em mensagens privadas. Você só ficará sabendo se seu companheiro(a) lhe falar. A distância foi eliminada e o inescrupuloso invadirá a vida do outro a qualquer hora do dia ou da noite, criando os mesmos climas que você criou para conquistar inicialmente. Com um diferencial: ele é a novidade, uma expectativa nova diante de uma rotina já criada no relacionamento. E, assim, abre espaço para um novo interesse, uma nova relação, mesmo que seja de bate-papo e apenas uma possível traição. Mas o que é traição no mundo das Redes Sociais? Esse será o tema do próximo artigo.


Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.

Contato.
Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Twitter: @flaviopsic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...