23 de outubro de 2015

Saber escolher

Saber escolher - Flávio Melo Ribeiro
Em alguns períodos, preferimos ficar sozinhos, curtindo a nós mesmos e aproveitando novas atividades. No fundo, sempre somos nossas próprias companhias. Assim, é melhor gostar de si. Porém, em outros períodos, a convivência com outro é essencial. Então vem o questionamento: existe uma pessoa certa? Quem nunca escolheu uma pessoa “errada” e sofreu com as consequências?


 Li uma frase que dizia “Não escolha a pessoa mais bonita, mas a pessoa que faz a sua vida ficar mais bonita”. Concordo plenamente. A beleza física se deteriora com o tempo e ficam o conteúdo e a maneira de se expressar. Portanto, o melhor é escolher aquela pessoa que lhe faça bem e que goste da sua companhia. Mas, é claro, não é uma tarefa fácil.

É comum nos depararmos com pessoas fisicamente atraentes a nós, mas que com poucas frases nos decepcionam e nos fazem interromper a aproximação. Essa decepção ocorre porque o que ouvimos não correspondeu aos nossos valores ou ao que esperamos da vida. Mesmo nas relações de amizade, é preciso que esses aspectos sejam compartilhados, para criar o interesse mútuo.

Acontece, ainda, de o problema não ser necessariamente o conteúdo, mas a forma como aquela pessoa se expressou. Isto pode nos fazer relembrar pessoas ou relações que estavam no passado e nos incomodam até hoje. Não basta ter conteúdo, é preciso carinho. Não tem sentido ser agressivo com quem você gosta e quer continuar a se relacionar. Como também é insano tratar mal, gerar desconfiança e querer que o outro esteja bem.

E fica a dica: Procure alguém que lhe ajude a realizar seus sonhos com companheirismo. Invista naquela pessoa que lhe auxilia no equilíbrio pessoal, que apoie suas aventuras e conquistas, que lhe ajude a crescer. Evite relacionamentos com pessoas que lhe tragam sofrimento, que puxem sua vida para o retrocesso. Você é a pessoa mais importante para construir seu próprio futuro. Preste atenção em quem você é, o que falta para lhe completar e quem é o outro. O sucesso é o objetivo. 



Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.

Contato.
Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Twitter: @flaviopsic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...