11 de julho de 2016

Filho homossexual, como lidar?

Nas duas últimas semanas foram publicados os textos em que os filhos comunicam aos seus pais sua orientação sexual pela homossexualidade e como a geração dos pais lida com essa situação. Mas como os pais podem lidar na prática com seus filhos quando esses assumem a homossexualidade?

Conversar: em primeiro lugar deve ocorrer o diálogo. Quis dizer DIÁLOGO, que segundo o dicionário “Conceito.de” ”um diálogo é uma conversa entre duas ou mais pessoas, que manifestam as suas ideias ou afectos de forma alternativa. Neste sentido, um diálogo é também uma discussão ou uma troca de impressões com vista a chegar a um entendimento” e não apenas uma bronca ou expor de forma unilateral o desagrado ou a mágoa de um dos lados. É fundamental que os pais entendam o ponto de vista do filho, que entendam os motivos, fins e desejos do filho. Como foi citado no texto anterior, uma escolha nessa área está carregada de emoções e implicam uma gama enorme de variáveis.

Acolher: mesmo que os pais não aceitem a escolha do filho é importante que eles acolham e procurem ver como, onde e com quem o filho está se relacionando. Por mais que um adolescente ou jovem se veja maduro, entendedor da vida e do ambiente onde circula, cabe aos pais, com suas experiências, orientar. Profissionalmente já conversei com pais que a primeira atitude que tomaram foi de afastar o filho da família, ou tentaram persuadir o filho a mudar de ideia. Com isso deixavam o filho no contato direto com quem eles queriam afastar e a oportunidade de acolher vai ser dada para quem o filho está se relacionando. Não que isto esteja errado, mas é papel dos pais acolherem o filho diante de algo que é importante para ele, que este possa contar com o apoio dos seus pais para namorar, se relacionar e ter uma orientação de comportamento: que independente da orientação sexual, ele seja ético, honesto, saudável, educado, etc... Tudo que possa contribuir para um mundo melhor, com relacionamentos sérios e que o ser humano possa ser levado em consideração.

Procure educar para seu filho ser melhor para o mundo.


Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449


A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...