8 de agosto de 2016

Realização pessoal, como alcançar.

Caro leitor, no artigo Beleza e o relacionamento amoroso citei que: “A psicologia identificou que toda pessoa, desde pequena, forma um Projeto de Ser Determinada Pessoa no Mundo e busca durante sua vida realizá-lo. Quando identifica que a pessoa que está se relacionando amorosamente é importante para realização do seu projeto, tende a sentir-se mais próximo e a manter laços.” Mas você pode se perguntar "como identificar qual meu Projeto de Ser? E por que isso é importante?"


O filósofo Sênica, nascido em 4 A.C. falou que “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, quer dizer que se não sei qual meu Projeto de Ser, não posso avaliar se o que faço está a favor ou contra mim. Visto que o sentimento de realização que a pessoa sente está diretamente ligado ao fato de alcançar sucesso em pequenos projetos que fazem parte de um projeto maior de vida. Saber qual é meu Projeto de Ser é possibilitar organizarmos planejamento de ações possíveis e necessárias para nos realizarmos como seres humanos. Isto implica saber o que queremos, o que gostamos, quais nossos valores, quais nossos ideias, etc. Isto parece óbvio, mas junto aos clientes de psicoterapia é bastante comum, quando questionados, não saberem o que exatamente querem da sua vida. É mais comum do que se imagina. Caro leitor, procure fazer um teste com você: qual é seu Projeto de Ser? E você vai ver que não é tão fácil, mas uma vez fazendo, você vai conseguir questionar com clareza suas atividades, seus relacionamentos, seu trabalho e seus lazeres. Conseguirá ver quais atividades estão na direção de você se realizar e quais estão lhe frustrando. Perceberá que algumas atividades, caso alcance sucesso, na realidade lhe frustrará, pois está contra seu Projeto de Ser. Identificará porque sente-se incomodado em realizar determinadas atividades, visto que é provável que estejam em dissonância com o que acredita, com o que acha certo.

Uma maneira simples de você identificar qual seu Projeto de Ser é pensar em como gostaria de ser visto pelos outros. Procure organizar numa tabela como gostaria de ser reconhecido pelos seus pais, seus amigos mais próximo, pelo seu cônjuge, seus colegas de estudo e trabalho, etc. Depois identifique como você sonha com sua vida, como ela deveria ser agora e daqui a alguns anos. Isto implica identificar onde gostaria de morar, com quem gostaria de estar se relacionando e o modo como deveria ser, o que pretende fazer de lazer, quais coisas ou atividades lhe proporciona uma sensação de realização. Por fim, procure identificar suas principais características: o que caracteriza você, principalmente no seu comportamento. Pergunte as pessoas mais próximas como elas o veem. Quais características são mais evidentes. Procure ser sincero, de nada adianta se enganar. Procure levar em consideração as críticas que os outros fazem de você, veja se eles tem razãos. Diante dessas informações avalie como está sua vida. Você está satisfeito com você? Com seu estilo de vida? Com sua condição? Caso negativo, procure mudar levando em consideração seu Projeto de Ser. Se tiver dificuldade de fazer sozinho procure ajuda de um profissional.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449


A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...