6 de dezembro de 2016

Cuidado com o estresse de fim de ano

Nas férias as pessoas, na sua maioria, descansam e se divertem, mas existe uma parcela da população que por serem acometidos pelo estresse do trabalho reagem de outra forma e relatam que nas férias já ficaram doentes: ocorrem contratura muscular na região lombar, resfriados e acometidos por infecções. Consequentemente não conseguiram aproveitar o período para se divertir e descansar. Isto geralmente está ligado ao relaxamento diante do fim do estresse que estavam envolvidos. Parece estranho, logo que relaxam ficam doentes e sob estresse estavam com relativa saúde. Vamos entender o que acontece.

1)   O estresse é uma resposta positiva de aumento de força e vitalidade para o ser humano enfrentar uma luta ou melhor poder fugir. Condição que é muito útil nas situações de perigo físico, desde que seja por um momento. O problema é que a vida moderna exige uma cobrança excessiva mantendo muitas pessoas em estresse constante. Segundo o Psiquiatra Eduardo Adnet no texto “O que é o Estresse?” cita que: Os sintomas físicos relacionados ao estresse são desencadeados pela ação de hormônios específicos em nossos corpos, os quais quando em ação nos preparam para lidar com situações de perigo ou ameça...dentre os principais hormônios envolvidos nesse processo estão adrenalina, noradrenalina e cortisol”.

2)   O excesso de trabalho, poucas horas de sono, preocupação constante e cobranças, faz o organismo fraquejar e diminui a eficiência do sistema imunológico. Porém o risco de perda do emprego, ser criticado, ter sua imagem denegrida faz com que o estresse apareça e como ele é uma resposta positiva e deixa o organismo com mais energia, acaba camuflando a condição precária que o organismo já se encontra. Além de que, o próprio estresse quando contínuo também sobrecarrega e prejudica o organismo.

3)   Poucos dias antes das férias é comum a pessoa criar expectativas e querer que chegue logo o início do período tão sonhado, percebe que aumenta sua ansiedade, quer terminar tudo e se incomoda mais facilmente com qualquer entrave de última hora. Dois dias antes começa a relaxar e diminuir o estresse, muitas pessoas já começam a sentir-se adoecida, desanimada e ao iniciar as férias são acometidas por doenças oportunistas pois o organismo está debilitado.

Como não passar por isso e ter umas férias saudável? No artigo da próxima semana será dada dicas de como evitar o estresse.


Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449


A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...