2 de maio de 2017

Auto sabotagem na dieta

 Auto sabotagem na dieta
Durante uma dieta, uma das queixas que mais escuto é dos pensamentos que a própria pessoa produz e são contraditórios, pois tentam burlar a dieta. Nessas duas semanas que me submeti a uma dieta com objetivos de emagrecer oito quilos em dez semanas, esses pensamentos me apareceram por diversas vezes. No meu caso eles ocorreram quando estava com vontade de comer alimento com gordura e pensava que poderia comê-los em pouca quantidade em intervalos de tempo. No fim, daria a mesma coisa que comer uma vez. Na realidade estava eu mesmo tentando me enganar.
Resolvi fazer uma pesquisa no livro de Rita Carter intitulado “O Cérebro”, que é o mais atual no gênero. Lá diz que a área do cérebro que é responsável pela tomada de decisão é a mesma que processa as emoções. Isto aponta que toda decisão tem em sua estrutura um pouco de emoção. No caso da dieta o controle emocional sobre o que comer deve ser mais severo.

Para melhor combater esses pensamentos que tentam burlar a dieta é manter presente na consciência a função do corpo, tema abordado no artigo “Dieta, como controlar a ansiedade”. Para entender como ocorre assista ao vídeo. Nesse vídeo além de ampliar a explicação do assunto, também entrevisto uma fisioterapeuta que trabalha com a técnica da barriga negativa. Para finalizar, nessas duas semanas de dieta emagreci 1,5kg. Até semana que vem com o relato da 3ª semana de dieta.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449


A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...