22 de junho de 2017

Foco na dieta - Nona Semana

 Fooc na dieta - nona seman
A autoconfiança é importante para ajudar a pessoa a desenvolver diversos projetos e atividades, mas quando em excesso pode atrapalhar. Vamos ver como a autoconfiança pode prejudicar a dieta. Foi exatamente o que me ocorreu na nona semana de dieta, como o novo hábito alimentar já estava mais consolidado e vinha conquistando o emagrecimento durante as últimas semanas, me peguei comendo mais do que deveria, pois pensava que não iria engordar. Como assim? Como não iria engordar? Claro que voltaria a engordar, mas a autoconfiança que tudo daria certo me fazia querer acreditar no mágico: que era poder comer mais e não engordar.

Como escapar dessa armadilha? Primeiramente, só pensamos sobre o que sabemos. Então é necessário ter conhecimento sobre os alimentos, o que faz engordar e principalmente sobre a dieta. E a melhor maneira de mais tarde lembrar do que conhece é a pessoa evocar a palavra “EU” ao definir as atividades que irá fazer: eu irei comer tais alimentos; eu farei atividades físicas; eu desejo ter determinado corpo, etc. Dessa forma essas frases ficarão mais presentes nos pensamentos e rapidamente a pessoa se dá conta quando foge de algo que ela própria prometeu.

Quando pensei que poderia comer mais, pois não iria engordar, essa frase me soou muito estranha. Mas espontaneamente busquei justificativa para validar o “magico”, mas continuou soando estranho e rapidamente comecei a pensar sobre as diretrizes que tinha traçado para minha dieta e ficou claro o que eu queria e que não deveria comer em excesso. Dessa forma cortei os pensamentos que iriam burlar a dieta. Por isso a importância do que tecnicamente se chama posicionar o EU.

Durante o processo de dieta é fundamental a pessoa ter muito claro o que deve fazer para manter o foco, por isso fiz diversos banner com frases motivacionais e as colocava na porta da geladeira, pois as mesmas me faziam manter o foco no meu objetivo. Durante os vídeos que postei no meu canal do YouTube nessas últimas semanas disponibilizei diversos desses banner para as pessoas que me solicitaram. Posso envia-los caso você tenha interesse, basta me enviar e-mail me pedindo.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449


A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...