Sobre a Viver

A Viver Atividades em Psicologia reúne diversas atividades para trabalhar problemas de depressão e de relacionamento amoroso. São trabalhos de psicoterapia que podem ser realizados individualmente, em grupos de até oito participantes, e em Imersão. Os trabalhos são coordenados por profissional com mais de 20 anos de experiência no ramo.

Psicoterapia em Grupos para trabalhar Relacionamento Amoroso


Trabalho de psicoterapia que objetiva compreender e superar os problemas que ocorrem nas relações amorosas, como ciúme exacerbado, timidez, carências, possessividade, conquistas e reconquistas, entre outros. Esses grupos são constituídos de té oito participantes.

O principal ganho da psicoterapia em grupo é o participante aprender com os problemas dos demais sem precisar vivenciá-los.

É um trabalho com resultados mais rápidos, pois possui apoio dos demais integrantes do grupo. Esse apoio, além de acolher a pessoa apoiada e apontar possíveis soluções, também oportuniza o desenvolvimento de quem está apoiando, pois o faz tomar distância do problema, o que facilita a reflexão sobre o mesmo. Porque isso é importante? O aprendizado é mais eficiente quando a pessoa ensina. Fica-se mais atento ao que está sendo absorvido quando se dá uma sugestão.

Assim, os problemas dos colegas passam a ser referência para os seus, facilitando dimensionar seu sofrimento e suas ações. O fato de a pessoa compartilhar suas dificuldades num grupo a faz perceber que não está sozinha nas suas adversidades. Descobre que o problema de que sofre também é comum às outras pessoas. Isso muitas vezes alivia o peso das suas costas.

Psicoterapia em Grupos para tratar Depressão


A depressão caracteriza-se pela perda do futuro. E uma pessoa sem futuro não apresenta vontade para fazer suas atividades, não tem mais desejos. Essa apatia é uma barreira para o tratamento, visto que a pessoa deixa de se relacionar com as três formas de futuro. 

Um dos pontos a desenvolver num tratamento de depressão é a reconstituição da rede de relações. Nesse sentido, a psicoterapia, quando desenvolvida em grupo, tem como diferencial o apoio dos demais integrantes. As experiências nessa modalidade de psicoterapia mostraram resultados bastante positivos, tanto de a pessoa se avaliar diante de outras problemáticas, como de tomar distância dos problemas dos demais, podendo experienciar a reflexão sobre superação das adversidades alheias e trazê-las, quando possível, para sua realidade.

É visível a melhora do paciente quando tem apoio do grupo, pois o trabalho não se limita aos encontros com o grupo. Com o tempo, os integrantes tecem amizades e é comum o apoio continuar no dia-a-dia. Os integrantes não têm essa obrigação, mas é algo que ocorre naturalmente com as identificações das afinidades e com o comprometimento entre os membros. Este fato é importante, pois possibilita a criação do que se chama horizonte de possibilidades e, com isso, o paciente reinicia a construção de seu futuro.

Imersão


A imersão objetiva trabalhar de forma profunda e focada a personalidade do paciente num período de cinco dias consecutivos. Possibilita um conhecimento de si em 40 horas em regime de imersão num hotel, de segunda-feira às 14h00 até sexta-feira às 12h00. Nesses cinco dias são trabalhados suas características psicológicas, seus problemas e possíveis alternativas de compreende-lo e superá-lo. 

Essa modalidade de psicoterapia focada trabalha individualmente aspectos da personalidade, sua origem, seus valores, suas relações, suas qualidades, seus problemas existenciais. Nos momentos de grupo trabalha teoria, conhecimentos necessários para compreensão da personalidade, ampliar conhecimento e possibilita buscar novos pontos de vista sobre os problemas existenciais.

O trabalho de Imersão também é oferecido por meio de temas específicos: Depressão, Relacionamento Amoroso, Vítimas da possessividade e ciúmes, Superando o ciúme em busca de uma relação saudável.


Mais informações, entre em contato e agende sua consulta!




CRP12/00449


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...